29.7.08

Porsche 356A Carrera

Modelo: Porsche 356A Carrera, 1957 Mille Miglia
Fabricante: Detail Cars

Apesar de as portas abriram, não retiram qualidade à miniatura, permitindo visualizar o interior de boa qualidade. A nota negativa vai para os decalques que apresentam marcas do tempo na vitrine da loja.

Porsche 356
O Porsche 356 teve muito êxito em várias provas, como as 24 horas de Le Mans, Mille Miglia, Targa Florio, Carrera Panamericana, bem como uma série de outros eventos importantes para carros de competição.
Vários Porsche 356 foram despojados de peso e foram modificados de modo a ter melhor desempenho para essas corridas. Alguns exemplos notáveis são o Porsche 356 SL e o Porsche 356A Carrera GT.
O Porsche 356 venceu as Mil Milhas na categoria correspondente às motorizações de 1100cc (1952), 1300cc (1953 e 1955), 1500cc (1953) e 1600cc (1956 e 1957).

MILLE MIGLIA
As Mil Milhas eram uma prova de endurance em estrada aberta que foram disputadas em Itália vinte e quatro vezes de 1927 a 1957 (13 antes da II Guerra Mundial e onze depois).
Esta prova foi criada pelo jovem Contes Aymo Maggi e Franco Mazzotti, aparentemente em resposta ao facto de a sua cidade natal de Brescia "perder o Grande Prémio de Itália. Juntamente com um grupo de sócios ricos, criaram uma corrida de Brescia a Roma e voltar, este projecto previa que fosse disputada por etapas ao longo de um percurso de aproximadamente 1660 km, recebendo o poético nome de Mille Miglia.
A primeira corrida teve início em 26 de Março de 1927 com cerca de setenta e cinco participantes, todos italianos. O vencedor concluiu o percurso em pouco menos de 21 horas e 5 minutos e subiram ao pódio três carros locais da marca OM (Officine Maccaniche de Brescia).
Os anos seguintes trouxeram a participação de melhores pilotos (Campari, Nuvolari, Varzi...) e de grandes marcas (Bugatti, Alfa Romeo, Mercedes...), tornando a corrida mais importante e atraindo cada vez mais público.
Devido ao período de Guerra foi interrompida entre 1941 e 1946. Ultrapassado este conflito, apesar da situação delicada da altura, a vontade de por em prática a prova era enorme e deu origem à inesquecível prova de 1947.
Participando nesse ano 150 equipas e destacando-se nomes como Ascari, Fangio e Moss. Este último conduzia um Mercedes 300 SLR (um autêntico carro de Fórmula 1 carenado), equipado com uma caixa dotado do sincronizador Porsche.
Na década de 50, as medidas de segurança dos pilotos e do elevado numero de público que acorria a esta prova, não conseguiram acompanhar o desmesurado aumento de potência dos motores.
Desta forma, na edição de 1957, após a morte de espectadores e de pilotos como Alfonso de Portago e Edmund Nelson, a bordo de um Ferrari, o governo italiano decidiu proibir a corrida.
O acidente foi, provavelmente, causado por um pneu que não estava em perfeitas condições. O fabricante foi censurado e processado por isso, como a equipa Ferrari, que, a fim de poupar tempo, não tinha mudado de pneus.

Os vencederores:
1927 - Ferdinando Minoia / Giuseppe Morandi - OM 665 S
1928-1929 - Giuseppe Campari / Giulio Ramponi - Alfa Romeo 6C
1930 - Tazio Nuvolari / Battista Guidotti - Alfa Romeo 6C 1750 GS spider Zagato
1931 - Rudolf Caracciola / Wilhelm Sebastian - Mercedes-Benz SSK
1932 - Baconin Borzacchini / Amedeo Bignami - Alfa Romeo 8C 2300 Spider Touring

1933 - Tazio Nuvolari / Decimo Compagnoni - Alfa Romeo 8C 2300 spider Zagato
1934 - Achille Varzi / Amedeo Bignami - Alfa Romeo 8C 2600 Monza Spider Brianza

1935 - Carlo Maria Pintacuda / Alessandro Della Stufa - Alfa Romeo 2900 Tipo B
1936 - Antonio Brivio / Carlo Ongaro - Alfa Romeo 8C 2900A
1937 - Carlo Maria Pintacuda / Paride Mambelli - Alfa Romeo 8C 2900A

9138 - Clemente Biondetti / Aldo Stefani - Alfa Romeo 8C 2900B Spider M.M. Touring
1939 - Não foi disputada
1940 - Huschke von Hanstein / Walter Baumer - BMW 328 Berlinetta Touring
1941-1946 - Não foi disputada

1947 - Clemente Biondetti / Emilio Romano - Alfa Romeo 8C 2900 B Berlinetta Touring
1948 - Clemente Biondetti / Giuseppe Navone - Ferrari 166 S Coupe Allemano
1949 - Clemente Biondetti / Ettore Salani - Ferrari 166 MM Barchetta Touring

1950 - Giannino Marzotto / Marco Crosara - Ferrari 195 S Berlinetta Touring
1951 - Luigi Villoresi / Pasquale Cassani - Ferrari 340 America Berlinetta Vignale
1952 - Giovanni Bracco / Alfonso Rolfo - Ferrari 250 S Berlinetta Vignale

Wittigo Einsiedel ao volante do Porsche 356 1100, 80º da geral, venceu na categoria de Sport di serie/Production Sports Category.
1953 - Giannino Marzotto / Marco Crosara - Ferrari 340 M.M. Spider Vignale
Hans Hermann ao volante do Porsche 356 1500 Super, 30º da geral, venc
eu na categoria de Sport di serie/Production Sports Category.
1954 - Alberto Ascari - Lancia D24 Spider
Hans Hermann e o co-piloto Herbert Linge com o Porsche 550, 6º na geral, venceram na categoria de Sport Internazionale/Racing Sports Category.
1955 - Stirling Moss / Denis Jenkinson - Mercedes-Benz 300SLR
Wolfgang Seidel e Helmut Glöckler com
o Porsche 550, 8º na geral, venceram na categoria de Sport Internazionale/Racing Sports Category.
1956 - Eugenio Castellotti - Ferrari 290 MM Spider Scaglietti
Olof Persson e Gunnar Blomquist ao volante do Porsche 356 Carrera,
18º da geral, venceram na categoria de Turismo speciale e Gran Turismo/Special Touring and Grand Touring Cars Category.
1957 - Piero Taruffi - Ferrari 315 Sport
Umberto Maglioli com o Porsche 550, 5º na geral, venceu na categoria de Sport Internazionale/Racing Sports Category.
Fonte: 1000miglia

1 comentário:

José António disse...

Fantástica miniatura!
Um Porsche cheio de história.
PArabéns pela aquisição.