8.1.09

Lamborghini Islero

Modelo: Lamborghini Islero, 1968
Fabricante: Minnichamps
Soberbo Lamborghini, que a Minichamps recriou muito bem fazendo sobressair o que de melhor este automóvel possui; as jantes ao estilo Miura, as ponteiras de escape, os pára-choques e o volante.

Um touro chamado Islero
O Lamborghini Islero foi apresentado no salão de Genebra de 1968 ao lado do Espada e do Miura S e era uma evolução natural do 400 GT, que por sua vez evoluiu a partir do 350 GT. Surgiu dois anos depois do 400 GT e do Miura, o que mostrava uma intenção por parte da marca do Touro de lançar novos e ousados modelos.
O nome Islero, assim como outros, era de um touro do rancho Miura, em Espanha, que havia matado o toureiro espanhol Manuel Rodriguez em 1947.
Era um coupé 2+2 semelhante ao 400 GT, com a frente longa, traseira curta e carroçaria baixa, embora fosse um nitido três volumes. O design ficou a cargo da Lamborghini e da Carrozzeria Marazzi e traçaram para este modelo linhas mais rectas e inovadoras para os carros da época, o que só por si fazia com fosse melhor sucedido do que o 400 GT. Os seus faróis eram escamoteáveis, uma linha cromada a simular de pára-choques e uma entrada de ar no capot eram as características marcantes da frente, por sua vez na traseira os faróis eram rectangulares, o pára-choques ficava acima destes e duas ponteiras de escape de cada lado. Tudo isto formava um belo conjunto com 4,54 m de comprimento e 2,65 m de entreeixos.Debaixo do capot estava o V12 de 3969 cc do 400 GT, que por sua vez debitava 325 cv às 7000 rpm devido ao aumento da taxa de compressão. A caixa de velocidades era manual de cinco velocidades sincronizadas, o chassis também era o mesmo do 400 GT (tubular), assim como a suspensão, que era de braços sobrepostos com molas helicoidais e travões de disco Girling.
Todas estas semelhanças com o 400 GT resultaram num peso final superior, ou seja, 1325 kg contra os 1250 kg do seu predecessor. Mesmo assim atingia boas prestações; 250 km/h de velocidade máxima e 6,4 s dos 0 aos 96 km/h.O interior seguia os traços rectilíneos do exterior e apenas os instrumentos redondos contrastavam com tal design.
Haviam sido produzidas 125 unidades, quando a Lomborghini introduziu o Islero S, que dispunha de melhorias estéticas, mecânicas e de acabamentos. Este dispunha dos comandos de válvulas do Miura S e dispunha de 350 cv às 7500 rpm, que o impulsionava até aos 260 km/h e acelerava de 0 a 96 km/h em 6,2 s. A grelha frontal foi redesenhada e passou a contar com faróis de nevoeiro, surgiam entradas de ar nos guarda-lamas dianteiros. No interior, o painel foi redesenhado afim de se tornar mais agradável e melhorar a qualidade e os encostos dos bancos tornaram-se maiores, novidade era também o desenbaciador eléctrico no vidro traseiro.
A produção deste modelo durou até 1970, ano em que foi substituído pelo Jarama, um automóvel de linhas mais arrojadas.
No total foram produzidos 225 unidades do Islero, que serviu de inspiração à Ferrari para criar o 365 GT4 2+2, que era semelhante no conceito e no estilo, mas que teve uma vida mais longa (de 1972 a 1989).

4 comentários:

José António disse...

Excelente miniatura de qualidade acima da média ou não fosse da Minichamps.

A Lamborghini sempre produziu excelentes carros e este não foge à regra. Muito bom!

Abraço

JB disse...

Mais um belo modelo por parte da Minichamps.
Pena penas a cor do exterior
JB

De Gennaro Motors disse...

valeu Peter ! forte abraço meu amigo !

Fleetmaster disse...

Show de Lamborghini. Não conhecia este modelo nem miniatura !