9.9.08

Talbot Sunbeam Lotus

Modelo: Talbot Sunbeam Lotus, Rally do Brasil, G. Franquelin - J. Todt, 1981
Fabricante: IXO
Colecção Rally Car, Altaya

Esta miniatura representa um automóvel que, até a ter adquirido, desconhecia a sua participação e palmarés nos Rallys.
Prima pelos bons decalques e de destacar os faróis dianteiros, bela miniatura...

Um Pequeno Sucesso
No final dos anos 70, a Sunbeam pertencia à Chrysler-Europa, que pretendia afirmar a marca. Para tal desenvolveu o Chrysler-Simca Sunbeam Lotus, que mais tarde se passou a chamar Talbot Sunbeam Lotus por imperativos do grupo PSA que passou a designar a Chrysler-Europa de Talbot.
Foi lançado em Março de 1979 no Salão de Genebra, mas só foram entregues as primeiras unidades em Agosto desse ano.
Esta pequena berlina dispunha de motor Lotus (originário do Lotus Elite 501, esse motor teve a designação de 911), de 2200 cc twin-cam de 4 cilindros, com 150 cv às 5.500rpm.O carro homologado para rallye dispunha de um motor de 2.172 cc em linha - 4 cilindros, com compressão de 11:1 (a versão de estrada tinha um atxa de compressão de 9.4:1), 16 válvulas DOHC, 2 carburadores Dellorto 48mm e desenvolvia 234 cv, permitindo atingir os 100 km/h em 5 segundos.
O Talbot Sunbeam Lotus fez sucesso em 1980, no Lombard-RAC Rally, quebrando anos de domínio da Ford inglesa, primeiramente com o Cortina e depois com a série Escort. Os planos da Sunbeam para rallyes não passava de 1981, surgindo, assim na França o memorável Renault 5 Turbo.
A carreira internacional de rallye do Talbot Sunbeam Lotus, foi desenvolvida entre 1979 a 1982, ganhando o World Championship em 1981. Em 1980, quando ganhou o duro rallye Lombard-RAC, com Henri Toivonen, já havia uma certeza que aquele carro de 4 cilindros tinha bastantes capacidades (nesta prova inglesa, o Talbot Sunbeam-Lotus ficou em 1, 3 e 4 lugar - foi o último carro sem tracção às 4 rodas, que ganhara o RAC na sua classe - Grupo 2).
O Talbot Sunbeam-Lotus conseguiu no Rallye do Brasil de 1981, o segundo lugar, pilotado por Guy Frequelin e Jean Todt como navegador (miniatura que retrata).
Oficialmente foram construídos 2.298 carros, que com as versões de competição somam um total de 2.308 unidades.
Espectacular vídeo, a não perder:

3 comentários:

José António disse...

Belo post. Também tenho essa miniatura!

Obrigado pela tua visita, Peter J.
Também vou fazer a nova colecção da Altaya.

Em relação à questão sobre o post do meu blog passa-se o seguinte: quando se clica na categoria (Rali - de 1970 a 79) aparecem os posts assim catalogados mas como há muitos posts desta categoria não aparacem todos. Tens que clicar no fundo da página onde diz "mensagens antigas" para aparecerem os restantes posts desta categoria.
De qualquer das maneiras, agradeço a tua preocupação em relação a esse pormenor.

Abraço
José

De Gennaro Motors disse...

Fala meu amigo !!! td bem

Passe pelo meu blog e deixe um comentario !!!

www.degennaromotors.blogspot.com

Linda sua coleção ! eu já te enviei as fotos da minha coleção? eu tenho cerca de 250 miniaturas, posso enviar as fotos par vc?

abraço, Fernando

De Gennaro Motors disse...

ola amigo,

veja as novidades do meu blog e aproveite para deixar um comentario

www.degennaromotors.blogspot.com