Modelo: Porsche 356A Carrera Speedster 1500GS, 1955
Fabricante: High Speed
Colecção Porsche, Altaya
Uma miniatura muito bonita, que transmite toda a espectacularidade dos Speedsters da época.
Apenas tenho a apontar a falta de qualidade no interior, que peca pela simplicidade...
Um Pedido Vindo da América
O 356 Speedster nasceu a partir de um pedido do importador Max Hoffman, que introduzira o 356 no mercado americano, que pretendia comercializar nos EUA modelos Porsche acessíveis do ponto de vista económico.
A Porsche decide, para satisfazer este pedido, fabricar um modelo muito simplificado, baseado no 356 de 1500 cc.
Este modelo caracterizava-se por uma capota mais simples, perfil mais baixo, pára-brisa curvo e mais pequeno, em relação ao Cabriolet normal e equipamento reduzido ao essencial, o que lhe atribuía um carácter atraente e desportivo.
O 356 Speedster nasceu a partir de um pedido do importador Max Hoffman, que introduzira o 356 no mercado americano, que pretendia comercializar nos EUA modelos Porsche acessíveis do ponto de vista económico.
A Porsche decide, para satisfazer este pedido, fabricar um modelo muito simplificado, baseado no 356 de 1500 cc.
Este modelo caracterizava-se por uma capota mais simples, perfil mais baixo, pára-brisa curvo e mais pequeno, em relação ao Cabriolet normal e equipamento reduzido ao essencial, o que lhe atribuía um carácter atraente e desportivo.
Em 1954 foram vendidos 200 exemplares nos EUA, enquanto que em 1955 as vendas subiram para 1700, o que prova o sucesso do modelo.
O Speedster de 1955 dispunha de um motor de 1448 cc e 55 cv que o empurravam até 160 km/h, fazendo deste modelo um sucesso na América e também na Europa.
Em 1955 é apresentado o 356A, uma versão evoluída do primeiro 356, com motores 1600, 1600S e o chamado Carrera (é nesta altura que surge o característico conta rotações ao centro). A Porsche optou por dividir a gama dos automóveis equipados com este potente motor em duas linhas de acabamento, a luxuosa GS e a desportiva GT, dotada de partes da carroçaria, como portas e o capot do motor, feitas de alumínio.
O Speedster de 1955 dispunha de um motor de 1448 cc e 55 cv que o empurravam até 160 km/h, fazendo deste modelo um sucesso na América e também na Europa.
Em 1955 é apresentado o 356A, uma versão evoluída do primeiro 356, com motores 1600, 1600S e o chamado Carrera (é nesta altura que surge o característico conta rotações ao centro). A Porsche optou por dividir a gama dos automóveis equipados com este potente motor em duas linhas de acabamento, a luxuosa GS e a desportiva GT, dotada de partes da carroçaria, como portas e o capot do motor, feitas de alumínio.
O Carrera Speedster de 1958 dispunha de motor de 1498 cc e 100 cv, que lhe permitiam chegar aos 200 km/h. Tal velocidade era assegurada por excelentes travões, que à velocidade de 100 km/h lhe permitiam travar em pouco mais de 4o metros, uma marca notável tendo em conta que outros carros precisavam de mais do dobro.
A produção total deste modelo terminou em 1959 e teve um total de 4144 unidades, hoje é um modelo muito procurado pelos amantes dos automóveis.
A produção total deste modelo terminou em 1959 e teve um total de 4144 unidades, hoje é um modelo muito procurado pelos amantes dos automóveis.
2 comentários:
Olá Peter,
Muito legal seu blog....Parabéns.
O Speedster que fotografei é um Chamonix.
Posso colocar seu blog na lista de links interessantes do meu?
abraço,
Fernando
Caro amigo,
tenho andado afastado do meu blog mas, voltei... LOL
Esta colecção Porsche é muito engraçada. Também a tenho. Lamento apenas os interiores não serem mais bem detalhados! Mas está muito muito boa!
Abraço!
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