2.3.08

Porsche LMP1

Modelo: Porsche LMP1, Test Day Le Mans 1998 Alboreto-Johansson
Fabricante: Troféu

Esta miniatura está excelente, bons decalques, bons pormenores, mas... os eixos em plástico não são dignos da notoriedade nacional a nível de miniaturas na escala 1:43 assegurada pela Troféu.


O Desenvolvimento do LMP
Em 1995, a Porsche aprovou o começo de um projecto para desenvolver um protótipo para a série International Motor Sports Association (IMSA), funcionando sob World Sports Car (WSC). O carro não seria um esforço suportado pela fábrica, contudo seria aprovado pela Porsche. Ficou ao cargo de Tom Walkinshaw Racing (TWR) a tarefa de desenvolver um carro. Consequentemente a TWR opta por um chassis que restava na sua loja, um jaguar XJR-14 que nunca completou as suas vendas em 1992. Este carro foi julgado bastante apropriado para ser usado no novo protótipo, embora fosse necessário modificações extensivas. Primeiro e principalmente, o tejadilho da cabina do piloto foi removido a fim cumprir com os regulamentos de WSC.
O motor devia ser a unidade turboalimentada da Porsche, em vez do Cosworth HB V8, duas entradas de ar tiveram que ser adicionadas aos lados do carro a fim alimentar os turbocompressores. Finalmente, a parte traseira do carro foi modificada, substituindo a asa grande de duas secções por uma mais normal que ia de encontro aos regulamentos actuais. Para o motor, a Porsche usaria um dos motores que mais anos correu, o Type-935 turboalimentada Flat-6. Usado originalmente no Porsche 956 nos 1980, o motor era ainda poderoso para os bastante poderosos protótipos modernos. O WSC-95 usaria um motor menor de 3.0 litros, embora pequeno, isto deu ao WSC-95 uma economia de combustível melhor que os então 911 GT1, o que seria bastante útil para competir longas distâncias.
Infelizmente, os regulamentos de IMSA WSC foram mudados antes da sessão de 1995, conduzindo a Porsche ao cancelamento do projecto. Entretanto, em Fevereiro de 1996 a equipa Reinhold Joest da Joest Racing convenceu a Porsche a dar o protótipo, não utilizado à sua equipa, para competir nas 24 horas de Le Mans. Com aprovação da Porsche, Joest adiantou o dinheiro para permitir a construção de um segundo, assim como as modificações ligeiras ao carro existente a fim de ir ao encontro dos regulamentos de Le Mans Prototype (LMP1). A Porsche concordaria a ajudar no desenvolvimento do carro somente se Joest estivesse disposto a pagar pelos serviços.

Somente depois do sucesso do WSC-95, ao ganhar as 24 horas de Le Mans em 1996 e 1997, a Porsche se decidiu a fazer estudo sobre o projecto.
Ambos os chassis WSC-95 se submeteram a revisões. O nariz foi levantado no meio, os lados do carro foram redesenhados também, criando uma abertura grande para os respiradores do radiador, os respiradores da exaustão também foram reajustados. O Type-935 Flat-6 foi evoluído também, expandido até aos 3.2 litros.
Considerado agora um projecto oficial da Porsche, os carros tornaram-se oficialmente como Porsche LMP1-98.

O LMP1-98 retirou-se depois de 1998, com a Porsche a planear desenvolver o seu próprio Le Mans Prototype para 2000. Esse projecto seria cancelado mais tarde, e a Porsche não voltaria a fabricar um protótipo de competição até 2005, com o Porsche RS Spyder.


Resultados

WSC #001

1996 24 Hours of Le Mans, No 7 – Winner - Davy Jones, Alexander Wurz, Manuel Reuter

1997 ISRS Donington Park, No 7 – Winner - Stefan Johansson, Pierluigi Martini

1997 24 Hours of Le Mans, No 7 – Winner - Michele Alboreto, Stefan Johansson, Tom Kristensen

1998 24 Hours of Le Mans, No 7 – DNF - Laurent Aïello, Allan McNish, Stéphane Ortelli

1998 Petit Le Mans, No 77 - 2nd - Michele Alboreto, Stefan Johansson, Jörg Müller

WSC #002

1996 24 Hours of Le Mans, No 8 – DNF - Michele Alboreto, Pierluigi Martini, Didier Theys

1998 24 Hours of Le Mans, No 8 – DNF - Pierre-Henri Raphanel, David Murry, James Weaver


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