Modelo: Porsche LMP1, Test Day Le Mans 1998
Fabricante: Troféu
O Desenvolvimento do LMP
Em O carro não seria um esforço suportado pela fábrica, contudo seria aprovado pela Porsche. Ficou ao cargo de Tom Walkinshaw Racing (TWR) a tarefa de desenvolver um carro. Consequentemente a TWR opta por um chassis que restava na sua loja, um jaguar XJR-14 que nunca completou as suas vendas em 1992. Este carro foi julgado bastante apropriado para ser usado no novo protótipo, embora fosse necessário modificações extensivas. Primeiro e principalmente, o tejadilho da cabina do piloto foi removido a fim cumprir com os regulamentos de WSC.
O motor devia ser a unidade turboalimentada da Porsche, em vez do Cosworth HB V8, duas entradas de ar tiveram que ser adicionadas aos lados do carro a fim alimentar os turbocompressores. Finalmente, a parte traseira do carro foi modificada, substituindo a asa grande de duas secções por uma mais normal que ia de encontro aos regulamentos actuais. Para o motor, a Porsche usaria um dos motores que mais anos correu, o Type-935 turboalimentada Flat-6. Usado originalmente no Porsche 956 nos 1980, o motor era ainda poderoso para os bastante poderosos protótipos modernos. O WSC-95 usaria um motor menor de
Infelizmente, os regulamentos de IMSA WSC foram mudados antes da sessão de 1995, conduzindo a Porsche ao cancelamento do projecto. Entretanto, em Fevereiro de
Somente depois do sucesso do WSC-95, ao ganhar as 24 horas de Le Mans em 1996 e 1997, a Porsche se decidiu a fazer estudo sobre o projecto.
Ambos os chassis WSC-95 se submeteram a revisões. O nariz foi levantado no meio, os lados do carro foram redesenhados também, criando uma abertura grande para os respiradores do radiador, os respiradores da exaustão também foram reajustados. O Type-935 Flat-6 foi evoluído também, expandido até aos
Considerado agora um projecto oficial da Porsche, os carros tornaram-se oficialmente como Porsche LMP1-98.
O LMP1-98 retirou-se depois de 1998, com a Porsche a planear desenvolver o seu próprio Le Mans Prototype para 2000. Esse projecto seria cancelado mais tarde, e a Porsche não voltaria a fabricar um protótipo de competição até 2005, com o Porsche RS Spyder.
Resultados
WSC #001
1996 24 Hours of
1997
1997 24 Hours of
1998 24 Hours of
1998 Petit Le Mans, No 77 - 2nd - Michele Alboreto, Stefan Johansson, Jörg Müller
WSC #002
1996 24 Hours of
1998 24 Hours of
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