Modelo: Porsche 356 Nº1 1948
Fabricante: High Speed
Colecção Porsche, Altaya
Apesar de ser uma miniatura muito simples pode dizer-se que possui todos os pormenores fundamentais, de salientar o retrovisor e o pára-brisas em V (dois vidros).
Primeiros Passos da Porsche
A história do 356 confunde-se com a história da Volkswagen e da própria Porsche. Derivado directamente do Volkswagen Beetle do pós-guerra, este modelo diferenciou-se das muitas outras variações do Volkswagen por ter tido a participação direta dos projetistas deste último - Dr. Ferdinand Porsche, seu filho Ferry e o projectista austríaco Erwin Komenda. Existe uma certa controvérsia quanto ao facto deste ser mesmo o primeiro modelo da fábrica. O protótipo foi precedido pelo similar Porsche 64 (também conhecido como 64K10), construído antes da Segunda Guerra, porém tal veículo foi uma modificação do Beetle pré-guerra encomendada a Ferdnand Porsche pela própria Volkswagen, construído para uma corrida específica na Itália. É evidente que o desenho inspirou directamente o primeiro protótipo do 356 (um modelo "spyder" com motor central, adequadamente conhecido como "Number 1").A sua condição de "Beetle modificado", entretanto, torna difícil classificá-lo como um produto da empresa que hoje conhecemos como Porsche. Na verdade, o Beetle e o Porsche compartilham mais coisas além da origem. Como foi dito anteriormente, o conceito do Porsche 356 foi criado por Ferdinand "Ferry" Porsche e desenhado por Erwin Komenda, ambos figuras muito importantes no desenvolvimento da firma Volkswagen. Naturalmente, muitos detalhes do projecto tiveram uma fonte em comum. Na década 40, após a devastadora II Guerra Mundial, Ferry Porsche decidiu concretizar o sonho de um fábrica de automóveis que tivesse o nome da família (apesar do envolvimento do escritório de design Porsche, a Volkswagen pertencia ao governo alemão). A sua ideia original era construir um automóvel inteiramente novo, porém as dificuldades do pós guerra forçaram o uso de peças do Beetle (motor, transmissão, etc.). Então, em 1947, os trabalhos começaram, com a construção de um molde de madeira onde foram marteladas placas de alumínio, dando forma ao primeiro protótipo, um modelo "spyder" (sem capota e com dois lugares) prateado, com motor central. Este foi fabricado a partir do Volkswagen mas com taxa de compressão maior e com as cabeças modificadas, tinha 1131 cc e 35 cv permitindo que com os seus 785 kg chegase aos 135 km/h.
Após o protótipo, a firma produziu uma série de 50 coupés de alumínio, já com motor traseiro e com o formato tradicional, conhecidos como "Coupés Gmünd" (cidade na qual a firma originalmente se instalara). Brevemente se iniciaria a produção do modelo com carroçaria em aço, que gradualmente evoluiu durante os anos em carroçaria (coupé, roadster, conversível) e motor (do 1.1L original até o 2.0L).
Primeiros Passos da Porsche
A história do 356 confunde-se com a história da Volkswagen e da própria Porsche. Derivado directamente do Volkswagen Beetle do pós-guerra, este modelo diferenciou-se das muitas outras variações do Volkswagen por ter tido a participação direta dos projetistas deste último - Dr. Ferdinand Porsche, seu filho Ferry e o projectista austríaco Erwin Komenda. Existe uma certa controvérsia quanto ao facto deste ser mesmo o primeiro modelo da fábrica. O protótipo foi precedido pelo similar Porsche 64 (também conhecido como 64K10), construído antes da Segunda Guerra, porém tal veículo foi uma modificação do Beetle pré-guerra encomendada a Ferdnand Porsche pela própria Volkswagen, construído para uma corrida específica na Itália. É evidente que o desenho inspirou directamente o primeiro protótipo do 356 (um modelo "spyder" com motor central, adequadamente conhecido como "Number 1").A sua condição de "Beetle modificado", entretanto, torna difícil classificá-lo como um produto da empresa que hoje conhecemos como Porsche. Na verdade, o Beetle e o Porsche compartilham mais coisas além da origem. Como foi dito anteriormente, o conceito do Porsche 356 foi criado por Ferdinand "Ferry" Porsche e desenhado por Erwin Komenda, ambos figuras muito importantes no desenvolvimento da firma Volkswagen. Naturalmente, muitos detalhes do projecto tiveram uma fonte em comum. Na década 40, após a devastadora II Guerra Mundial, Ferry Porsche decidiu concretizar o sonho de um fábrica de automóveis que tivesse o nome da família (apesar do envolvimento do escritório de design Porsche, a Volkswagen pertencia ao governo alemão). A sua ideia original era construir um automóvel inteiramente novo, porém as dificuldades do pós guerra forçaram o uso de peças do Beetle (motor, transmissão, etc.). Então, em 1947, os trabalhos começaram, com a construção de um molde de madeira onde foram marteladas placas de alumínio, dando forma ao primeiro protótipo, um modelo "spyder" (sem capota e com dois lugares) prateado, com motor central. Este foi fabricado a partir do Volkswagen mas com taxa de compressão maior e com as cabeças modificadas, tinha 1131 cc e 35 cv permitindo que com os seus 785 kg chegase aos 135 km/h.
Após o protótipo, a firma produziu uma série de 50 coupés de alumínio, já com motor traseiro e com o formato tradicional, conhecidos como "Coupés Gmünd" (cidade na qual a firma originalmente se instalara). Brevemente se iniciaria a produção do modelo com carroçaria em aço, que gradualmente evoluiu durante os anos em carroçaria (coupé, roadster, conversível) e motor (do 1.1L original até o 2.0L).
Sem comentários:
Enviar um comentário