Modelo: Alpine Renault A110, Rally de Portugal, Jean-Luc Thérier - Jacques Jaubert, 1973
Fabricante: IXO
Colecção Rally Car, Altaya
Um dos automóveis mais bonitos que já participou nos rallyes e a miniatura acompanha essa beleza. Como sempre boa qualidade no exterior e de qualidade mais fraca no interior, nota positiva para as jantes e faróis suplementares à frente, por outro lado as notas negativas vão para os limpa pára-brisas e o interior.
Alpine Renault
A Alpine foi fundada por Jean Rédelé, filho de um concessionário da Renault e que fez algumas provas importantes com um Renault 4CV, como o Monte Carlo, a Mille Miglia, o Coupe des Alpes e as famosas 24 Horas de Le Mans (1950).
Em 1954, fundou a Société Anonyme des Automobiles Alpine - Na verdade o nome Alpine, vinha de uma vitória na prova de Rallye - Coupe des Alpes. Esta empresa tinha como finalidade preparar carros para a competição utilizando motores Renault, utilizando um chassis de coluna, motor atras e carroçaria de fibra.
O primeiro trabalho a sair da oficina da Alpine, em 1955, foi o Alpine 106, a partir de um Renault 4cv. O desenho inicial do Alpine foi do criador de vários carros, tais como os Triumphs - Giovanni Michelotti com carroçaria de alumínio da empresa Carrozzeria Allemano, depois, redesenhado. A inovação estava no chassis tubular.
Seguiram-se o A108 em 1958 e em 1962 o Alpine A 110, que foi apresentado no Salão de Paris. Este modelo foi o mais famoso de todos os Alpine, era baseado no Renault R8 Gordini, com 956 cc e 51 cv. Em 1964, o motor passou a ser de 1108 cc, com 66 cv e foi comercializado até 1969 (em 1965 já havia um motor de 1296 cc e 85 cv, com um carburador de corpo duplo).
Na verdade houve um acordo entre a Alpine e a Renault e os motores eram preparados por Amédée Gordini, com apoio financeiro da Renault, para as provas oficiais de Rallye.
Em Junho de 1965 surge um motor com maior cilindrada (1296 cc e 115 cv, substituindo de 1108 cc), passando a designar-se por modelo 1300. Distinguia-se pelas entradas de ar, debaixo dos faróis dianteiros - além disso, este modelo pesava menos do que as versões anteriores (700 kg.). A relação peso-potência deste modelo fez render inúmeros triunfos.
Este modelo é substituído dois anos depois, pelo 1255 Gordini, que tinha mais 5 cv, denominando-se Alpine A110 1300 G. A Renault lança o R16 e a Alpine muda o motor, para 1470 cc do R16 (em 1970 este motor alcançava os 125 cv, com 2 carburadores Weber 45 de corpo duplo).Em 1973 surgiu o motor 1605 do R17 TS, com 126 cv, denominado de A110 1600S. No mesmo ando de 1973 passa a ser utilizado o motor de 1796 cc, o qual debitava 175 cv. Em 1974 surge o A110 1600S SI com uma potencia de 127 cv e 1600 cc. Em 1976 passa a ser equipado com o motor do R16 dispondo de 1647 cc e 93 cv, designando-de de A10 1600S SX.
Em 1971, apresentou-se o modelo A 310, no Salão de Genebra, que alcançou em pista a velocidade de 210 km/h.
Foram fabricados entre 1955-61 251 unidades do A106, entre 1960-62 236 unidades do A108 e entre 1963-76 8.139 unidades do A110.O Alpine A110 entrou no mundo da competição em 1970, vencendo em San Remo e Acrópole (Jean-Luc Thérier) e Córsega (Darniche).
Em 1971 venceu por 8 vezes; Monte Carlo, San Remo, Áustria, e Acrópole (Anderson), Alpes (Darniche) e Genebra, Portugal e Lyon-Charbonnières (Nicolas).
Em 1972 venceu na Corsega (Andreut) e em 1973 triunfou em Monte Carlo (Andreut), Portugal, Acrópole e San Remo (Jean-Luc Thérier), Marrocos (Darniche) e Córsega (Nicolas).
Com tudo isso, o Alpine A110 obteve a vitoria no primeiro Campeonato do Mundo que se realizou no ano de 1973 e se ja existisse o Campeonato de Pilotos Jean-Luc Thérier teria sido o vencedor.
Alpine Renault
A Alpine foi fundada por Jean Rédelé, filho de um concessionário da Renault e que fez algumas provas importantes com um Renault 4CV, como o Monte Carlo, a Mille Miglia, o Coupe des Alpes e as famosas 24 Horas de Le Mans (1950).
Em 1954, fundou a Société Anonyme des Automobiles Alpine - Na verdade o nome Alpine, vinha de uma vitória na prova de Rallye - Coupe des Alpes. Esta empresa tinha como finalidade preparar carros para a competição utilizando motores Renault, utilizando um chassis de coluna, motor atras e carroçaria de fibra.
O primeiro trabalho a sair da oficina da Alpine, em 1955, foi o Alpine 106, a partir de um Renault 4cv. O desenho inicial do Alpine foi do criador de vários carros, tais como os Triumphs - Giovanni Michelotti com carroçaria de alumínio da empresa Carrozzeria Allemano, depois, redesenhado. A inovação estava no chassis tubular.
Seguiram-se o A108 em 1958 e em 1962 o Alpine A 110, que foi apresentado no Salão de Paris. Este modelo foi o mais famoso de todos os Alpine, era baseado no Renault R8 Gordini, com 956 cc e 51 cv. Em 1964, o motor passou a ser de 1108 cc, com 66 cv e foi comercializado até 1969 (em 1965 já havia um motor de 1296 cc e 85 cv, com um carburador de corpo duplo).
Na verdade houve um acordo entre a Alpine e a Renault e os motores eram preparados por Amédée Gordini, com apoio financeiro da Renault, para as provas oficiais de Rallye.
Em Junho de 1965 surge um motor com maior cilindrada (1296 cc e 115 cv, substituindo de 1108 cc), passando a designar-se por modelo 1300. Distinguia-se pelas entradas de ar, debaixo dos faróis dianteiros - além disso, este modelo pesava menos do que as versões anteriores (700 kg.). A relação peso-potência deste modelo fez render inúmeros triunfos.
Este modelo é substituído dois anos depois, pelo 1255 Gordini, que tinha mais 5 cv, denominando-se Alpine A110 1300 G. A Renault lança o R16 e a Alpine muda o motor, para 1470 cc do R16 (em 1970 este motor alcançava os 125 cv, com 2 carburadores Weber 45 de corpo duplo).Em 1973 surgiu o motor 1605 do R17 TS, com 126 cv, denominado de A110 1600S. No mesmo ando de 1973 passa a ser utilizado o motor de 1796 cc, o qual debitava 175 cv. Em 1974 surge o A110 1600S SI com uma potencia de 127 cv e 1600 cc. Em 1976 passa a ser equipado com o motor do R16 dispondo de 1647 cc e 93 cv, designando-de de A10 1600S SX.
Em 1971, apresentou-se o modelo A 310, no Salão de Genebra, que alcançou em pista a velocidade de 210 km/h.
Foram fabricados entre 1955-61 251 unidades do A106, entre 1960-62 236 unidades do A108 e entre 1963-76 8.139 unidades do A110.O Alpine A110 entrou no mundo da competição em 1970, vencendo em San Remo e Acrópole (Jean-Luc Thérier) e Córsega (Darniche).
Em 1971 venceu por 8 vezes; Monte Carlo, San Remo, Áustria, e Acrópole (Anderson), Alpes (Darniche) e Genebra, Portugal e Lyon-Charbonnières (Nicolas).
Em 1972 venceu na Corsega (Andreut) e em 1973 triunfou em Monte Carlo (Andreut), Portugal, Acrópole e San Remo (Jean-Luc Thérier), Marrocos (Darniche) e Córsega (Nicolas).
2 comentários:
Bela miniatura... tb tenho...
O Alpine é um dos carros de ralis que mais aprecio... lindo...
Em relação aos Corollas na minha colecção, o do blog foi o último... lol
Bom Natal e Feliz Ano Novo
Um modelo lindissimo.
Estou a espera do numero 10 do rally de monte carlo (se não for alterado) para adequirir um alpine
JB
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